segunda-feira, 10 de maio de 2010

Pap Chinelo decoupado com guardanapo


Material:

1 chinelo
lixa 220
lixa de unha
tiner (limpeza pinceis)
1 guardanapo
1.50 fita cetim para tira
botoes (ou outro enfeite a seu gosto)
tinta plastica branca (sugestão Aquarela Brasil) (exceto para chinelo branco)
cola para decoupagem gel (sugestão Daiara)
Pinceis
1 rolinho de pintura
Vaselina ou outro creme
Resina Subliart (www.subliart.com.br) ou Verniz Acrilico

Segue:

- Retire as tiras passando um pouco de vaselina.
- Lixe todas as partes a serem encapadas com a lixa 220 (ajuda na aderencia), depois lave e seque bem retirando todo o pó e eventual vaselina que ficou.
Caso a parte a ser encapada não seja branca pinte com a tinta plastica, cuidando para não escorrer nas laterais do chinelo, aguarde secagem de 3 horas e passe mais uma demão. Aguarde nova secagem.
OBS: O motivo da pintura com tinta plastica é porque quando tiramos as duas peles do guardanapo que são brancas ele perde um pouco da qualidade da cor.

Processo de colagem.

- Passe uma camada razoavel de cola no chinelo, tente deixar nas bordas um pouco mais expesso. Caso venha a escorrer nas laterais limpe antes de secar para manter a qualidade final.
- Aguarde de 10 a 15min. para dar o tempo de mordencia na cola.
- Enquanto isso abra o guardanapo e divida em duas partes (corte ao meio). Agora precisa tirar as 2 partes de pele de cada pedaço. Ficará somente a parte colorida que é bem fina.
- Agora com cuidado coloque o guardanapo sobre o chinelo fazendo leve pressão para não rasgar.
Com cuidado puxe um pouco as bordas do guardanapo e va tirando as eventuais rugas que ficam.
- Passe o rolinho sem fazer pressão sobre o guardanapo para melhor colagem.
Após colado as duas partes deixe secar por 12horas.
Nesse tempo de secagem voce pode ir adiantando o processo das tiras da forma que desejar.
Com fita de cetim, tecido. Conforme a sua criatividade. (eu particularmente procuro fotos na internet para ter mais idéias)
- Passado o tempo de secagem, com a lixa de unha remova o guardanapo ao redor da colagem. Normalmente, apenas lixando. Sai com facilidade.
- Agora sobre o guardanapo passe mais 1 camada de cola, não muito expessa e com cuidado para não rasgar ou manchar. Tente passar o pincel em um único sentido. E aguarde mais 12 horas de secagem.
- Momento final da decoupagem.

Caso opte usar a resina da subliart é preciso misturar a resina com o catalizador conforme indicação do produto. 7ml de resina para 3ml de catalizador, misturar bem, aguardar alguns segundos e então aplicar no chinelo.
OBS: Essa medida de resina serve para fazer 4 pares de chinelos.
Caso não tenha esta resina pode ser o verniz acrilico.
Aguarde 72 horas para total secagem. Só então coloque as tiras passando um pouco de vaselina nos furos.
Para facilitar use uma alicate de ponta fina para ajudar a puxar.
E acho que agora está pronto.

Obs: Tente seguir a risca os tempos de secagem, fundamental para evitar a descolagem. Por ser um produto artesanal é preciso um cuidado diferenciado com lavagem. Eu uso uma escovinha macia, evito o molho e exposição excessiva ao sol.
E sempre antes de vender, faça um teste. (Eu usei minha mãe e irmã como cobaias).
E não desanime se o primeiro guardanapo acabar estragando.

No meu caso comprei duas apostilas e segui-as a risca. Mas não deu certo, estraguei guardanapo na hora da colagem, usei a técnica do tecido e não me adptei. E ainda continuo testando até adaptar tudo a minha maneira.

P.S: O chinelo da foto ai em cima, foi meu primeiro.

2 comentários:

  1. oi sou ninna faço chinelos com produtos glitter mas estao rachando e encardindo ja vi em alguns sates q a resina subliat nao racha nem encarde o q voce pode me falar sob isso beijokaaaaaaaaaaaa s

    ResponderExcluir
  2. meu nome é leid, meus chinelos estão encardindo e grudando nos pés o que faço? uso cola squizz da glitter

    ResponderExcluir